História Resumida do Linux

- Por volta de 1991, Linus Torvalds não estava contente com o Minix. Minix era uma Versão para Estudantes do UNIX. UNIX era um Sistema Operacional que dominava naquele momento.
- Linus Torvalds criou o Linux.
- Linux Não era e nem é um Sistema Operacional. Mas sim um Kernel (programa ou conjunto de programas que tem como função se comunicar e gerenciar o hardware; hardware são as peças do computador, tudo aquilo que você pode tocar).
- Apenas com o Linux você, como mero usuário final e mortal, não consegue fazer nadica de nada, Visto a falta de programas que servem como intermediários entre você, o kernel e o hardware.
- Linus criou o Linux como Software Livre.
Software = Programa
Software Open Source ou Software livre = são programas com código aberto onde outras pessoas/programadores podem alterar afim de melhorar. (mas às vezes só piora 🙂 ) Software Livre e Open Source se diferem; para servir como ajuda consulte este artigo do Richard Stallman: https://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.pt-br.html - Já existiam na época alguns programas open source feitos para o UNIX que foram incorporados ao Linux.
- A maioria desses softwares livres pertenciam, e pertencem ainda, ao FSF(Free Sofware Foudation), fundação criada pelo renomado Richard Stallman.
Richard Stallman - A maioria dos programas , inclusive o programa que compila programas 🙂 , pertencem à entidade do Richard Stallman.
Afinal, Linux ou GNU Linux?
O Kernel juntamente com seus milhares de softwares formam o que chamamos de Sistema Operacional ou, para quem tem preguiça de digitar, simplesmente SO.
- Linus Torvalds apoia que chamem a esse SO criado apenas de Linux;
- Richard Stallman defende que deve ser chamado de GNU Linux, já que a maioria dos programas vinculados ao Kernel(Linux) são de sua criação.
- Alguns usuários optam por chamar somente de Linux por ser mais fácil e mais cômodo de pronunciar.
GPL
- GPL significava GNU Public License, mas hoje em dia seu significado é General Public License.
- Essa Licença é algo complexo.
- Na sua essência essa licença fala: um Software criado sob essa licença poderá ser usado e modificado por qualquer pessoal se, e somente se, essas modificações feitas fiquem sob a licença GPL. Resumindo: Um software feito debaixo da licença GPL sempre estará como GPL.
- Quando Linus Torvalds lançou o Linux o colocou sob a licença GPL.
A GPL evita que, por exemplo, alguma empresa faça modificações e depois faça dinheiro indevido disso.
Os Diversos Sabores, Distros, Distribuições do Linux ou GNU Linux 🙂
- Nos primórdios da utilização do Linux, para deixar o Linux ‘Usável’, os velhos e barbudos usuários tinham que fazer download de muiiitos e muiiiiiitos programas 🙂
- Algumas pessoas começaram a fazer coleções que consistiam do Kernel Linux e vários programas. Um dos primeiros a iniciar essas coleções foi Patrick Volkerding.
- Essas coleções são chamadas de Distros, Sabores ou Distribuições. Tornava a vida do usuário muito mais fácil “no tocante” à instalação de programas.
- Patrick Volkerding criou, em 1993, a sua distribuição e a nomeou de Slackware. O Slackware vinha dentro de no mínimo 43 disquetes 🙂
- Hoje em dia há diversas e diversas distros: Ubuntu, Suse, slackware, CentOS, Debian etc e etc….
Escolha a sua e venha fazer parte do nosso mundo de users Linux
Espero que tenham gostado, Até a próxima!!!
Siga-nos em nossas redes:
Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr
2 Comments to “Um Pouco da História do Linux e Licença GPL”