Problema
Na versão do samba 4.10.4, além do bug comentado no post anterior, existe outro que ocorre ao tentar provisionar de forma interativa. A forma interativa do provisionamento é quando você digita apenas o comando “samba-tool domain provision” e deixa que o script de instalação do samba peça/solicite as demais opções. Acontece que o bug faz com que a linha de comando fique travada e o samba não solicita as demais opções necessárias, como: realm, domain, dns-backend e senha do usuário administrator.
Esse bug foi comentado no site oficial do samba.
Solução
A solução aqui, até resolverem o problema, é provisionar o samba 4.10 usando a forma não interativa, ou seja, digitando todas essas demais opções à frente de “samba-tool domain provision”, conforme abaixo:
samba-tool domain provision --server-role=dc --dns-backend=SAMBA_INTERNAL --realm=EMPRESA100.LOCAL --domain=EMPRESA100 --adminpass=User1234
Acabamos tendo que digitar a senha do usuário administrator do samba no bash(adminpass=User1234). Para que não fique gravada no history do bash execute o comando “history -c”
[elder@srvLab samba]$ history -c
Conclusão
Sei que a vida de um desenvolvedor não é fácil, visto a quantidade de distros no mundo Gnu Linux. Porém, há erros que não deveriam ocorrer; ainda mais se tratando de uma ferramenta conhecidíssima e poderosa como é o caso do samba!
Siga-nos em nossas redes:
Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr
Link WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FXGpqafUWW2FgEa25NtT4l
Link Telegram: https://t.me/gnulinux_brasil
G+: https://plus.google.com/communities/112884163231229355409
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ