Editores de PDF Open Source para Linux

As alternativas abaixo são open sources, gratuitas e alternativas ao Adobe Acrobat. Têm recursos necessários para criar, editar e anotar PDFs dentre outros.

Okular

Link:  okular.kade.org

Imagem cortesia de Okular Team – Wikicommons

 

Essa é minha primeira opção, não que a ordem dos arquivos desse artigo importa ou mostra relevância, mas tive boas experiências boas com o Okular. Sem contar que é multiplataforma(Windows, Linux…)

O aplicativo possui funcionalidades muito maduras e permite a visualização de PDFs, eBooks, imagens e quadrinhos.

O Okular dá suporte para usos mais comuns de arquivos PDF, como adicionar anotações e notas embutidas ou inserir caixas de texto, formas e carimbos.  Podemos adicionar uma assinatura criptografada digitalmente ao seu documento para que seus leitores possam ter certeza da origem do documento.

Podemos também copiar conteúdo do pdf, coo imagens para outros tipos de arquivos, como .doc

LibreOffice

Link: libreoffice.org

Imagem cortesia de Jasozh – wikicommons

 

Podemos trabalhar com pdf usando o LibreOffice Draw.

Apesar de ser destinado à criação e edição de documentos gráficos, para edição de PDF, no entanto, o LibreOffice Draw oferece ferramentas para modificar e adicionar conteúdo em PDFs.

 

PDF Arranger

link: flathub.org

PDF Arranger é um aplicativo front-end para a biblioteca PikePDF. Ele é ótimo para reordenar páginas, dividir um PDF em documentos menores, mesclar vários PDFs em um, girar ou cortar páginas e assim por diante.

Xournal++

Link: xournal.sourceforge.net

Xournal é um aplicativo para anotações, esboços, manter um diário usando uma caneta. É um software livre (GNU GPL) e roda em Linux.

É semelhante ao Microsoft Windows Journal ou a outras alternativas, como Jarnal, Gournal e NoteLab.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.