REGRAS DO GRUPO

 

ūüďú¬†REGRAS GERAIS de utiliza√ß√£o dos grupos: GNU/LINUX – Brasil

 

A) Nossa regra mais elementar √©: leia todas as regras e orienta√ß√Ķes. N√£o aceitamos questionamentos acerca das regras, e nem argumentos do tipo “Eu n√£o tinha visto isso”. Se voc√™ n√£o concorda com algum item, deixe o chat para quem concorda.

B) O foco deste chat é GNU/LINUX. Bem como atividades relacionadas a tecnologia e programação.

C) Não é permitido:

‚ĚƬ†chamar os admins do grupo em conversa privada;

‚ĚƬ†mensagens em caixa alta (texto escrito em letras mai√ļsculas);

‚ĚƬ†palavr√Ķes, termos pejorativos, ofensas, trollagem, persegui√ß√£o pessoal ou desrespeito a membros do grupo;

‚ĚƬ†depreciar empresas de tecnologia, fabricantes ou profissionais da √°rea;

‚ĚƬ†flood (envio massivo de mensagens e/ou m√≠dias no chat);

‚ĚƬ†correntes, brincadeiras, pegadinhas, piadas ou jogos de qualquer natureza exceto a conte√ļdos relacionados a tecnologia;

‚ĚƬ†fotos ou v√≠deos com montagens que possam causar confus√£o em leigos;

‚ĚƬ†dissemina√ß√£o de hoax (boatos) sem a devida checagem dos fatos;

‚ĚƬ†material contendo sexo, nudez, sugest√£o ou apelo er√≥tico;

‚ĚƬ†qualquer forma de discrimina√ß√£o ou preconceito social, racial, √©tnico ou sexual;

‚ĚƬ†apologia a drogas, viol√™ncia ou atos il√≠citos, incluindo pirataria de softwares;

‚ĚƬ†links para p√°ginas com golpes (phishing) ou malwares (v√≠rus);

‚ĚƬ†publicidade de terceiros;

‚ĚƬ†proselitismo religioso ou ideol√≥gico;

‚ĚƬ†propaganda, discuss√£o e/ou refer√™ncias de cunho pol√≠tico.

‚ö†ÔłŹO usu√°rio pode cometer no m√°ximo 1 (uma) infra√ß√£o em rela√ß√£o as regras de utiliza√ß√£o do grupo. Ap√≥s notifica√ß√£o dos ADM¬īs, ter√° o prazo de at√© 1 HORA para apagar a mensagem publicada. Caso n√£o apagar, ser√° BANIDO imediatamente‚ö†ÔłŹ

D) Tenha cuidado ao enviar m√≠dias direto ao grupo: os usu√°rios s√£o respons√°veis pelo conte√ļdo, inclusive se contiver os itens proibidos na Regra C. D√™ sempre prefer√™ncia para links, evitando trafegar arquivos de forma desnecess√°ria no chat. Materiais in√©ditos s√£o bem-vindos, mas n√£o devem conter imagens de mortos, feridos, sangue ou ind√≠cios de mutila√ß√£o.

E) Voc√™ tem d√ļvidas sobre Linux? N√≥s provavelmente temos as respostas. Por√©m antes de perguntar algo no grupo, utilize essas 5 ferramentas incr√≠veis:

‚ě°¬† Artigos do GNU/LINUX – Brasil no Facebook

‚ě°¬† V√≠deos do GNU/LINUX – Brasil no YouTube

‚ě°¬†Hist√≥rico do grupo

‚ě° Guia com mais de 500 comandos do Linux (explicados)

‚ě° Grande Or√°culo

‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ

ūüďʬ†FAQ / ORIENTA√á√ēES

01. O GNU/LINUX РBrasil também tem grupo no WhatsApp, Telegram, LinkedIn ou Facebook?

Sim. Temos o grupo oficial do GNU/LINUX – Brasil em apps de comunica√ß√£o instant√Ęnea ou redes sociais. Qualquer grupo fazendo uso do nome GNU/LINUX – Brasil no WhatsApp, Telegram, LinkedIn ou no Facebook (que n√£o seja a logo abaixo):

Não é de propriedade de nenhum colaborador da equipe GNU/LINUX РBrasil.

02. Entrei no grupo do WhatsApp ou Telegram! Devo me apresentar aos demais membros?

N√£o. Pedimos inclusive que voc√™ evite os tradicionais “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite” — isso gera mensagens desnecess√°rias que n√£o acrescentam nada e s√≥ poluem o hist√≥rico do chat. Se voc√™ tem uma d√ļvida ou quer fazer uma coloca√ß√£o: v√° direto ao assunto. O chat j√° do WhatsApp j√° trabalha em praticamente sua capacidade m√°xima de usu√°rios (256), quando o chat lota fazemos outro chat para comportar, no Telegram podemos chegar a 200.000 — imagine todo mundo dando “Bom dia” e o tempo gasto com isso, enquanto se poderia estar debatendo coisas relevantes. N√≥s apreciamos e valorizamos a boa educa√ß√£o, mas em um chat com tantos usu√°rios pular cumprimentos √© uma quest√£o pr√°tica.

03. Devo recepcionar os novos membros?

Não é necessário.

04. Posso escrever picado (fragmentado)?

Por favor: evite isso! Em espa√ßos adultos e s√©rios √© muito desagrad√°vel receber v√°rias notifica√ß√Ķes √† toa, com 2 ou mais mensagens que poderiam estar em 1 s√≥. Procure colocar o seu racioc√≠nio em uma mensagem ampla, com in√≠cio, meio e fim. Se necess√°rio separar linhas para melhor clareza e compreens√£o, recorra √† velha e boa quebra-de-linha:

ūüďĪ¬†Mobile: tecla ‚Ü©ÔłŹ

ūüíĽ¬†Desktop: teclas CTRL + ENTER

05. Quais idiomas s√£o aceitos no chat?

A língua principal deste chat é o português. Porém inglês é a língua universal e espanhol é relativamente fácil de compreender, logo ambas também são aceitas sob a forma de notícias ou perguntas (todavia a Moderação deverá responder prioritariamente em português, para clareza e compreensão dos demais usuários).

06. Preciso escrever em português perfeito?

Não. Mas isso também não significa que pode escrever em português ininteligível. Escrita infantil e absurdos gramaticais serão advertidos. Se for verificado que a escrita de um usuário dificulta a interpretação ou o andamento das conversas ele poderá ser banido. Todavia alertamos que somente os Administradores devem intervir nesses casos. Não cabe a nenhum membro do chat tripudiar ou desqualificar o outro pela forma que a pessoa escreve.

07. Posso editar ou apagar mensagens j√° enviadas no chat?

No caso do Telegram: Sim. Encorajamos que isso seja feito para evitar correção em nova mensagem:

ūüďĪ¬†Mobile: toque curto sobre a mensagem + Editar (ou Apagar)

ūüíĽ¬†Desktop: bot√£o direito do mouse sobre a mensagem + Editar (ou Apagar)

No caso do WhatsApp: Apenas apagar a mensagem:

ūüďĪ¬†Mobile: toque e segure sobre a mensagem + √ćcone da lixeira + Apagar para Todos.

ūüíĽ¬†Desktop: menu suspenso no canto direito (superior) da mensagem + Apagar Mensagem +¬† Apagar para Todos.

08. Como responder a uma mensagem específica no chat?

ūüďĪ¬†Mobile: toque curto sobre a mensagem + Responder

ūüíĽ¬†Desktop: bot√£o esquerdo do mouse sobre a mensagem + Responder

09. Outro usu√°rio fez uma pergunta no grupo — posso responder?

S√≥ responda se voc√™ tiver CERTEZA da resposta. Caso contr√°rio, deixe para quem domina o assunto. “Eu acho”, “Eu ouvi dizer”, “Dizem que”, etc, n√£o s√£o proposi√ß√Ķes v√°lidas neste chat. N√≥s temos especialistas em Linux por aqui, deixe eles responderem se voc√™ n√£o tem convic√ß√£o absoluta do que est√° dizendo. Ajude a manter o grupo GNU/LINUX – Brasil uma zona livre de achismos e boatos.

10. Posso enviar mensagens privadas?

ūüď̬†MENSAGEM PRIVADA AOS MEMBROS

‚úÖ Permitido, com ressalvas. N√£o temos como controlar conversas privadas entre usu√°rios, POR√ČM se um membro reportar aos admin¬īs que foi assediado, xingado ou importunado por algu√©m, isso vai resultar em banimento do usu√°rio.

ūüď̬†MENSAGEM PRIVADA AOS ADMINS

ūüöꬆProibido. Exce√ß√Ķes: a) quando o contato for solicitado em privado por um admin ou moderador; ou, b) quando um membro quiser relatar situa√ß√£o de ass√©dio, xingamento, amea√ßa ou inc√īmodo recebidos em privado e n√£o quiser se expor no grupo (IMPORTANTE: nesse caso √© necess√°rio enviar screenshot ou grava√ß√£o de tela da conversa onde ocorreu o problema).

11. Como reporto um problema técnico no WhatsApp/Telegram, no chat ou algo que requer atenção dos administradores?

Coloque @admin no início da mensagem e descreva o problema de forma objetiva. Todos os administradores serão notificados simultaneamente. O primeiro admin que ler vai acusar ciência e verificar a questão.

‚ö†ÔłŹ IMPORTANTE: esse recurso n√£o deve ser usado para perguntas sobre Linux ou para d√ļvidas de menor urg√™ncia.

12. Como denuncio um coment√°rio ou comportamento inadequado no chat?

Responda ao comentário específico utilizando apenas @admin na resposta. Todos os administradores serão notificados simultaneamente. O primeiro admin que ler vai tomar as providências cabíveis.

13. Posso usar a ferramenta de busca no histórico do chat?

Sim, deve. Isso evita a duplica√ß√£o de links j√° postados e permite que assuntos sejam desenvolvidos aproveitando-se o que j√° foi dito, em vez de recome√ßar tudo do zero. A pesquisa √© especialmente recomendada para quem traz ao grupo not√≠cias sobre novas distros ou conte√ļdos de programa√ß√£o.

14. Que tipo de mídias são aceitas no grupo?

ūüĎ欆M√ćDIAS PERMITIDAS

✅ Links*

✅ Imagens*

✅ Emojis/Stickers*

✅ Vídeos*

✅ Localização*

✅ GIFs*

‚úÖ¬†√Āudio (Com conte√ļdos de d√ļvidas ou respostas a usu√°rios)*

✅ Outros arquivos (PDF, DOC, TXT, XLS, PPS, APK, EXE, ZIP, RAR, JAR, BAT, etc)*

ūüĎ鬆M√ćDIAS PROIBIDAS

ūüöꬆGames

ūüöꬆContatos

‚ö†ÔłŹ (*) Em qualquer situa√ß√£o s√£o proibidas m√≠dias contendo as ressalvas da Regra C. Emojis/Stickers devem ser usados com modera√ß√£o e n√£o devem conter bichinhos ou outros motivos de car√°ter infantil.

15. √Č melhor enviar m√≠dia ou link?

Link, sempre. Se o v√≠deo ou foto j√° est√° hospedado na web (especialmente no YouTube), n√£o faz o menor sentido ficar trafegando arquivos em v√£o no grupo. Al√©m disso, na internet geralmente a m√≠dia est√° acompanhada de informa√ß√Ķes relevantes a respeito do evento — como equipamento envolvido, data, local, circunst√Ęncia, autor da imagem, etc. Isso evita perguntas b√°sicas que todos v√£o fazer.

16. Há limite para envio de mídias e mensagens em sequência ao chat?

Evite exageros: mídias em demasia poluem a janela de conversação e atrapalham o fluxo das conversas. Controle quantidade, frequência e tamanho dos arquivos para não se tornar inconveniente e acabar levando BAN manual dos Administradores.

17. Saiu post ou vídeo na página GNU/LINUX РBrasil, posso reproduzir no grupo?

N√£o √© necess√°rio. A cada nova postagem, os administradores se incubem da tarefa de propagar as novidades nas m√≠dias sociais ou chats. Voc√™ pode comentar e repercutir no chat um novo material, mas deixe que os pr√≥prios usu√°rios acessem o conte√ļdo para conferir. Essa recomenda√ß√£o se refere especificamente a material in√©dito. J√° posts e v√≠deos passados podem ser trazidos ao grupo sem problema algum — se a inten√ß√£o for ilustrar, debater ou questionar alguma informa√ß√£o contida neles.

18. Como silencio o grupo?

Acesse o menu do grupo e escolha Silenciar notifica√ß√Ķes. As op√ß√Ķes s√£o: 1 hora, 8 horas, 2 dias ou desativado (permanente).

19. Como posso sugerir artigos ou vídeos para as mídias do GNU/LINUX РBrasil?

Inicie um comentário com a hashtag #pauta e descreva sua sugestão. Isso permite que posteriormente os Administradores localizem a mensagem e avalie a pertinência de artigo ou vídeo.

‚ö†ÔłŹ N√£o envie sugest√Ķes sem verificar se o assunto pretendido j√° n√£o foi abordado no ou nas p√°ginas em redes sociais ou canal do GNU/LINUX – Brasil no YouTube.

20. Quero convidar amigos para o grupo, como procedo?

Basta compartilhar as URL¬īs respectivas:

ūüĒó¬†CHAT (WhatsApp): https://chat.whatsapp.com/LYHbESy75Q0GiORiexXKF4

ūüĒó¬†CHAT (Telegram): http://t.me/gnulinux_brasil

‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ‚ěĖ

ūüĎ•¬†ADMIN¬īs DOS GRUPOS

ūüϧ¬†Bruno Andrade

ūüϧ¬†Anderson Baquetti

ūüϧ¬†Jorge Carneiro

ūüϧ¬†Gabriel Lopes

ūüϧ¬†Bruno Salom√£o

ūüϧ¬†Danilo Nathan

ūüϧ¬†Elder Rodri